LUGAR-COMUM

  • Museu de arte de Belém/PA de 11/12/07 à 13/01/2008. Resultado da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística – Instituto de Artes do Pará – 2007.
  • FUNCAST, Castanhal /PA - Março e Abril de 2008.

LUGAR-COMUM

     O sobrevôo é a possibilidade de ver a cidade e perceber um conjunto móvel, que a cada instante oferece uma diferente cartografia. O prédio no tempo anterior não possui a mesma tonalidade, a luz que incide não é a do instante seguinte e aquele homem ou mulher que passa, se junta a outro, a outra, conduz ao desenho impermanente de um lugar-comum.
     Pablo Mufarrej percorre a cidade em idas e vindas, em trajetos circulares, à pé, de carro ou através do imaginário vôo em que lembranças tecem um presente que logo torna-se passado. O olhar de dentro é o que prevalece e se sobrepõe ao verbo, à necessidade urgente de reverter o valor do objeto e o transformar em arte.
     O segredo está no não dito, no silêncio que a caixa-objeto exige, na minúcia de cada gaveta que oferece algo recolhido, de cada porta que abre e dispõe às mãos os panos dobrados, os copos de chuva. Na outra parte escondida: a diminuta imagem, testemunha do sobrevôo, fotografias que ganham movimento ao som de Satie. Um delicado olhar acolhe a história, um tempo não vivido. Uma magenta desbotada abriga o descaso do prédio secular da madeira carcomida, do azulejo perdido.
     A sala é a paisagem citadina cercada pela pintura “mural”, pontuada por corpos escultóricos, pelo próprio corpo do artista ou daquele que transita e mais uma vez torna móvel o cenário da urbe que não mais é. Em alguma parte três caixas pretas,  três momentos a serem desvelados: sutis violências - se é que a violência pode ser sutil.
     As tensões se articulam, entremeiam-se aos santos, distribuem-se pelo caos, oferecem-se ao que há de mais tradicional: à contemplação. Os olhos que Santa Luzia conserva nas mãos são, para o artista, a representação simbólica do que precisa cegar para ver de novo. Mufarrej deseja assumir as palavras do autor do Grande Vidro: “Tudo estava se tornando conceitual, quer dizer que dependia de outras coisas que não a retina”.
     Retiniana ou não, suas pinturas, desenhos, gravuras partem de um apuro manual, de um preciosismo técnico que não se acomoda em virtuosismos, preferindo a fragmentação que faz com que a matéria-signo adquira significado flutuante. A acumulação ainda deixa turvo o que poderia ser síntese, mas independente dos excessos Pablo Mufarrej convoca o pensar, situa-se em um lugar não-comum.

Marisa Mokarzel


Cartografia de Luiz Sadeck





O mapa mostra o percurso percorrido durante a pesquisa. Os trajetos traçados em vermelho significam os lugares percorridos. Estes percursos foram realizados de várias formas, em horários distintos, alguns mais de uma vez: A parte central do núcleo, em sua maior parte, foi percorrida a pé. Os pontos coloridos são os lugares visitados, de alto interesse para a pesquisa onde objetos foram recolhidos.


Exposição Lugar Comum

Museu de arte de Belém/PA de 11/12/07 à 13/01/2008. Resultado da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística – Instituto de Artes do Pará – 2007.












Páginas do caderno Lugar Comum











Caixa-objeto Nº4 A B.
Técnica: objeto (manipulação construtiva)
Dimensões: Fechada: A-122cm, L-70,5 cm, P-37,5cm
Aberta: A-159, L-135cm, P-107cm.
Ano: 2007
Fotografias: Alberto Bitar e Michel Pinho








Caixas-Objetos: nº5, nº6, nº7 e nº8.
Técnica: objeto (manipulação construtiva e apropriação)
Dimensões: Fechada: A-43cm, L-36cm, P-39, 5cm
Ano: 2007 Fotografia: Alberto Bitar





Subversão
Técnica: Pintura (acrílica, óleo e guache sobre madeira)
Dimensões: 220x160cm
Ano: 2007 
Fotografia: Michel Pinho

 












A roda da existência ou o anel da vida.
Técnica: Pintura (acrílica, óleo, guache e colagem sobre madeira)
Dimensões: 220x160cm
Ano: 2007
Fotografia: Michel Pinho

                       
  
                        








A Queda
Técnica: Pintura (acrílica, óleo e guache sobre madeira)
Dimensões: 220x160cm
Ano: 2007
Fotografia: Michel Pinho







Geometria sensível
Técnica: Pintura (acrílica e colagem).
Dimensões: 220x160cm
Ano: 2007 
Fotografia: Michel Pinho




Para todo aquele que constrói seu ninho.
Técnica: Pintura (acrílica e colagem).
Dimensões: 220x160cm
Ano: 2007 
Fotografia: Michel Pinho





Não olhe para trás.
Técnica: Escultura (corpo escútorico instalado)
Dimensões: escultura: A-150,5cm, L-100,5cm, P-51cm.
Manipulação espacial: 250X250cm.
Fotografia: Michel Pinho



Registros de Atelier 






                    Fotografias de Alberto Bitar 

Nenhum comentário: